sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Doc Lisboa 2008



Dura desde a última 5a e prolonga-se até dia 26 de Outubro a 6ª edição do Doc Lisboa. Dividido entre a Culturgest, Cinema Londres e São Jorge, o festival deixa para o encerramento aquela que é, talvez, a sua peça mais mediática, Maradona by Kusturica.

Mais informação aqui.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Okkervil River - The Stage Names


Quando se pensava que a fórmula folk com piscadelas pop já estaria gasta, eis que uma já semi-veterana banda de Austin, que parecia condenada à penumbra, o desmente com o seu quarto àlbum. Stage Names é no entanto, essencialmente, um àlbum de palavras; um desfile de personagens que se movem entre a realidade e a ficção, onde a música marca "apenas" a banda sonora das suas autobiografias. Toda esta atmosfera cinematográfica é magistralmente desenhada pela pena de Will Sheff, um dos letristas mais inspirados e subestimados da música actual. Do retrato de infância em Our Life is not a Movie or Maybe à crise de meia idade em A Hand to take Hold of the Scene, passando pelo falsamente inocente jogo de palavras em Plus Ones, este àlbum corre lentamente até à sua última e melhor canção, em que Sheff nos conta na primeira pessoa o suícidio do poeta americano John Berryman (née John Allyn Smith), terminando numa apoteótica homenagem aos Beach Boys ao som de um distorcido Sloop John B.

by the second verse, dear friend, my head will burst, my life will end...

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Festa do Cinema Francês


Começa já esta Quinta-Feira e prolonga-se até dia 2 de Novembro, em vários pontos do país, a Festa do Cinema Francês, mostra de cinema (e não só) organizada pelo Instituto Franco-Português. A Festa divide-se pelas cidades do Porto, Almada, Coimbra, Faro e Lisboa, sendo que na capital a programação se divide pelo cinema São Jorge e pela vizinha Cinemateca e estende-se até dia 12 de Outubro.

O destaque do certame vai para as 25 ante-estreias apresentadas sendo a primeira delas a obra de abertura do festival, Mulheres de Guerra (na foto) de Jean-Paul Salomé. De destacar também a presença de Cédric Klapisch com Paris e ainda Promets-Moi, uma produção servo-francesa com realização a cargo do mestre Kusturica.

Mais informação aqui.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

MOTELx, Cinema São Jorge - 3 a 7 de Setembro


Organizado pelo CTLX (Cineclube de terror de Lisboa), o MOTELx é um festival internacional dedicado ao cinema de terror, género que conseguiu criar e manter uma fiel legião de seguidores pese a ser reponsável por alguns dos maiores absurdos cinematográficos de que há memória. Seria, no entanto, injusto limitar o género aos típicos filmes de serial killers em campus de faculdades e a oferta deste festival permite compensar isso mesmo. "Das grandes produções aos independentes, do clássico ao experimental, do culto às novas tendências", é assim auto-descrito um festival que se propõe abrangente dentro do género.

Fica a proposta para a rentrée lisboeta.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Gotye - Hearts a Mess

Situação: 1 e picos da manhã; ensonado e deitado no sofá a ver tv; zapping intenso que dura há algumas horas;
Eis que páro na MTV Two cujo videoclip, e sonoridade da música, que está a passar me desperta alguma curiosidade; às vezes basta um instante, uma ou duas frames, duas ou três notas para saber que se vai gostar do que se vai passar...tal como aconteceu com o Green Grass of Tunnel dos Múm.
Por enquanto gosto; também sei que provavelmente não será por muito e que daqui a uns tempos já não a vou conseguir ouvir.
Por enquanto aqui fica:

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Wolf Parade - At Mount Zoomer


Após intensas audições, umas cuidadas outras histéricas, apetece gritar àlbum do ano a plenos pulmões ao novo rebento da dupla Boeckner-Krug, uma espécie de Lennon & McCartney do indie de Montreal. Confesso que me desperta alguma curiosidade saber se este àlbum vai ser referenciado nas inevitáveis listas de final de ano das publicações musicais. Algo me diz que este At Mount Zoomer vai passar quase anónimo e que kissing the beehive vai ser a melhor canção de sempre que nunca ninguém ouviu.


OST Balnear Season 2008

Band of Horses

Visto que nenhum jornal desportivo me abordou sobre qual o meu destino secreto de férias, qual a minha viagem de sonho ou que livros me acompanham durante as férias (segundo dados do INE, cerca de 115% dos futebolistas profissionais responderam o Código da Vinci ou a biografia de Diego "Divine-Hand in your face brits" Maradona), decidi antecipar-me e publicar a minha mixtape, ou as canções que me acompanham durante estes últimos tempos.


Band of Horses - ode to lrc

Stephen Malkmus & The Jicks - hopscotch willie

Sunset Rubdown - swimming

Bon Iver - flume

Bonnie Prince Billy - death to everyone

Swan Lake - all fires

Wolf Parade - bang your drum

The National - gospel

MGMT - of moons, birds & monsters

We Are Wolves - magique

Leonard Cohen - who by fire?

Tom Waits - chocolate jesus

Why? - brook & waxing

Robert Johnson - dead shrimp blues

Okkervil River - plus ones

Sérgio Godinho - espalhem a notícia

New Pornographers - the jessica numbers

Fausto - quando às vezes ponho diante dos olhos

Radiohead - videotape

Panda Bear - comfy in nautica

Ornatos Violeta - notícias do fundo

Badly Drawn Boy - 40 days & 40 fights


songs are never quite the answer, they're just a soundtrack to a life



p.s: o livro que me acompanha durante as férias são os contos de Oscar Wilde. Jornal 'O Jogo', be my guest.