quinta-feira, 26 de junho de 2008

Um Dia a Caixa vem Abaixo, CAE - 27 e 28 de Junho



Numa sugestão de fim de semana, a Caixa Operária Económica, na Graça em Lisboa, apresenta a 2ª edição do festival Um Dia a Caixa Vem Abaixo, com um elenco que reúne nomes que se vão dizendo cada vez mais em voz alta. Do noise de Caveira ao hardcore de If Lucy Fell, passando pelo rock musculado dos Vicious 5 ou pelos afilhados lusos dos Strokes, os Pontos Negros, este cartaz é um roteiro completo para se saber o que se anda a fazer por essa Grande Lisboa fora (essencialmente).

Eu sei que não foram referidos, mas o meu voto vai para Lobster.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Azevedo Silva, Maxime - 26 de Junho


Com assumidas influências da obra de Zeca Afonso, mas também, e isto acrescento eu, com uma porta aberta para os songwriters norte-americanos (vem-me à cabeça o nome de Joseph Arthur), Azevedo Silva traz para o Maxime o mais recente e recomendável Autista, um passo firme em relação ao já prometedor Tartaruga.

Entre outras qualidades, Autista tem essa interessante característica de poder ser obtido gratuitamente aqui.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Festival Med 2008

Não há fome que não dê em fartura. Portugal é um país pródigo em fenómenos e repetição de modas.
Os festivais de música são exemplo disso. De há uns tempos para cá, com a fórmula a resultar num lado, eles nascem como cogumelos pelo país fora.
Felizmente (ou não), temos a vantagem de pelo menos por cá, tentar haver uma aposta em géneros mais marginais. Além da febre de festivais de Jazz (que continua) tem também havido nos últimos anos uma aposta nas chamadas músicas do mundo, rótulo detestável e evitável.
O Festival Músicas do Mundo de Sines (lá está o nome outra vez) é um sucesso e comemora este ano o décimo aniversário e é sem dúvida a ele que se deve a cogumelização mais recente, embora não tenha sido o FMM o pioneiro. É um gosto ver a quantidade de gente e de festa que se reúne todos os anos no Castelo de Sines.
Um dos festivais que apareceu, em 2006, foi o Festival Med, em Loulé, no Algarve. E tem conseguido crescer e crescer bem. É, neste momento, um dos festivais mais importantes nesta onda e tem lugar esta semana, pelo centro histórico de Loulé, de 25 a 29 de Junho.

O cartaz principal é o seguinte:



























A não perder: Amadou & Mariam, Balkan Beat Box e os Masters Musicians of Jajouka, entre outros. Os Konono nº1 foram cancelados.

Mais informações em www.festivalmed.com.pt

Só a ressalva do quão curioso/abrangente é o conceito de world music que permite que os Zita Swoon sejam cabeças de cartaz numa noite!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Old Jerusalem, Maxime - 21 de Junho


"Roubou" o nome a uma canção de Will Oldham (aliás Bonnie 'Prince' Billy) e mostra-se como um dos mais interessantes seguidores das paisagens sonoras de smog, Mark Kozelek, do próprio Oldham e tantos outros songwriters e contadores de histórias que abundam pelo norte do continente americano.

Com dois àlbuns editados e atingido um certo nível de consagração, tanto quanto se consegue no panorama alternativo em Portugal, Old Jerusalem regressa aos palcos este sábado no Maxime.

Feromona, Largo da Rosa - Mouraria, 21 de Junho


A banda dos irmãos Armés e de Bernardo Barata apresenta-se este sábado no Largo da Rosa, no bairro lisboeta da Mouraria. Ainda em clima de santos populares, o concerto é de entrada livre, tal como Uma Vida a Direito, o último trabalho da banda, que merece a escuta.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Lobster, Maxime - 11 de Junho


Uma das bandas mais activas do panorama nacional apresenta-se hoje no Maxime com Sexually Transmitted Electricity, o primeiro àlbum, ainda fresco, a provar que o modelo guitarra+bateria pode seguir caminhos distintos de White Stripes ou Black Keys.

A primeira amostra dos Lobster, Fast Seafood, editada pela Merzbau, está em download gratuito aqui.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Sunset Rubdown - Us Ones in Between



A qualidade do vídeo não é a melhor mas fica o aperitivo para domingo.

you are a waterfall waiting inside a well, you are a wrecking ball before the building fell.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

A Cantora Careca, Aula Magna do ISCTE


Até dia 8 de Junho, o grupo de teatro universitário Miscutem vai apresentar a peça A Cantora Careca, de Eugéne Ionesco. O texto é óptimo e a encenação, embora arriscada, está muito bem conseguida.

6as e sábados às 21h e domingos às 17h, na aula magna do ISCTE.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Sunset Rubdown, ZdB - 8 de Junho

É díficil falar de Sunset Rubdown sem dissertar sobre a genialidade de Spencer Krug. Seria também demasiado óbvio fazer aqui referências a Swan Lake ou Wolf Parade. De qualquer forma, após ser varrido pelo vendaval que é Shut up i'm dreaming e já completamente siderado pelo último Random Spirit Lover, estou em condições de afirmar que este é, em potência, o concerto do ano. Enquanto não aterrarem cá os Wolf Parade, claro.

Dirty Projectors, ZdB - 6 de Junho


A agenda da ZdB continua com o bom senso de resgatar bandas vindas do Primavera. Esta sexta, os mentores dos mui aclamados Vampire Weekend, estreiam-se em Lisboa, apresentado o mais recente Rise Above.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Health, ZdB - 2 de Junho


Acabados de chegar de Barcelona, onde deram um curto mas devastador concerto no festival Primavera Sound, os californianos Health apresentam-se hoje na Zé dos Bois.